Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-09-13 às 19h49

Governo promove novo acordo de empresa na EMEF assinado por todos os sindicatos

O Governo, reconhecendo a importância da manutenção ferroviária e dando seguimento à RCM n.º 110/2019, concluiu, com a articulação das tutelas setorial e financeira, o processo negocial entre a EMEF e as estruturas sindicais para a celebração de um novo acordo de empresa para os trabalhadores integrados na EMEF. 

Em consonância com o esforço que todas as partes colocaram no processo negocial para que se concretizasse um efetivo avanço nas condições dos trabalhadores desta empresa pública, este acordo contou com a assinatura de todas as estruturas sindicais (SINAFE, SINDEFER, SINFB, SNTSF e STMEFE), substituindo o último assinado em 2008.

Destacam-se como principais avanços na relação laboral o aumento salarial de 25 euros até 1 de janeiro de 2020 e o aumento do valor do índice remuneratório de entrada na carreira de operário da EMEF de cerca de 736 euros para 796,11 euros. 
 
Com este novo acordo de empresa promove-se a melhoria das condições laborais dos trabalhadores desta empresa pública de referência.