Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-08-17 às 17h14

Governo felicita o realizador Pedro Costa pelo Leopardo de Ouro do Festival de Cinema de Locarno

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, felicita o realizador Pedro Costa e toda a sua equipa pelo Leopardo de Ouro atribuído ao filme Vitalina Varela, e Vitalina Varela pelo Leopardo de Melhor Interpretação Feminina na 72ª edição do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça. Vitalina Varela venceu também o Prémio de Melhor Atriz na 19ª edição dos Boccalini D’Oro, atribuídos pela crítica independente.

A distinção conhecida hoje em Locarno sublinha a importância internacional do cinema de Pedro Costa. A atenção ao rigor dos detalhes, a comunhão das diferentes linguagens técnicas, como a fotografia e o som, e a entrega dos intérpretes a uma narrativa que questiona a perceção e a realidade, fazem do cinema de Pedro Costa um exemplo a destacar na história do cinema contemporâneo. 

O Festival de Cinema de Locarno tem sido um lugar cúmplice para o cinema português. Prova disso é a celebração da sua vitalidade e diversidade na secção Focus no ano passado, que se junta a uma lista de distinções, como a de 1987 (Leopardo de Ouro para O Bobo, de José Álvaro de Morais) e 2013, com o Prémio Especial do Júri para E agora, lembra-me? de Joaquim Pinto. Pedro Costa também conquistou o Prémio de Melhor Realizador em 2014 com Cavalo Dinheiro e João Pedro Rodrigues em 2016, com O Ornitólogo. 

Na 72ª edição do Festival de Cinema de Locarno, a Ministra da Cultura destaca ainda uma seleção que inclui as estreias mundiais em competição de Technoboss, de João Nicolau, produção O Som e a Fúria, e O Fim do Mundo, de Basil da Cunha, produção suíça integralmente rodada com intérpretes e equipa nacionais, que contou com a colaboração da produtora portuguesa Terratreme. Acresce ainda Prazer, Camaradas! de José Filipe Costa, apresentado fora de competição e as curtas-metragens L’Île Aux Oiseaux, de Maya Kosa e Sérgio da Costa, e Vulcão: o que sonha um lago?, de Diana Vidrescu, que envolveram apoios e equipas nacionais.

Tags: cinema
Áreas:
Cultura