Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-02-27 às 18h20

Governo dinamiza e promove dieta mediterrânica

Foi hoje publicado o Despacho que cria o Conselho Dinamizador para a Salvaguarda e Promoção da Dieta Mediterrânica (DM) e o Grupo Executivo da Dieta Mediterrânica. Os dois órgãos visam aprofundar e dar sequência ao trabalho já realizado pelo Grupo de Acompanhamento para a Salvaguarda e Promoção da Dieta Mediterrânica, conferindo à Dieta Mediterrânica uma maior cobertura e projeção a nível nacional.

O Conselho Dinamizador para a Salvaguarda e Promoção da Dieta Mediterrânica tem como principais objetivos contribuir para incentivar e incrementar o conhecimento, a preservação e a promoção da DM em Portugal, propor e acompanhar a implementação de uma Estratégia Nacional para divulgação da DM e promover a DM junto do público em geral, nomeadamente junto de escolas. O Conselho é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e integra representantes de cerca de três dezenas de entidades.

Ao Grupo Executivo da Dieta Mediterrânica compete identificar e propor as ações de maior significado relativas à DM, acompanhar a implementação dos planos de trabalho desenvolvidos pelo Conselho Dinamizador e propor um Plano de Ação que concretize a Estratégia elaborada pelo Conselho. O grupo é constituído por elementos propostos pelo Conselho Dinamizador. Segundo o Despacho, a criação destes dois órgãos está enquadrada nos objetivos de desenvolvimento sustentável e na importância que hoje assumem as dietas sustentáveis e saudáveis e a valorização das paisagens alimentares. O Despacho é assinado pelos Ministros da Agricultura, Negócios Estrangeiros, Finanças, Cultura, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Saúde, Mar e pelos Secretários de Estado das Autarquias Locais, Turismo e Educação.

A Dieta Mediterrânica foi reconhecida pela UNESCO como Património Cultural e Imaterial da Humanidade, em 2013, na sequência de uma candidatura apresentada por sete países, entre os quais Portugal. A cidade de Tavira foi escolhida, em Portugal, como comunidade representativa da Dieta Mediterrânica, tendo em conta a sua herança patrimonial, natural e cultural.