Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-04-04 às 20h22

Governo cria carreira especial de inspeção veterinária

Foi hoje aprovada na generalidade, em Conselho de Ministros, a criação da carreira especial de inspeção veterinária. Criada sob proposta conjunta do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e do Ministério das Finanças, esta carreira vem dar resposta a uma aspiração da classe médico-veterinária e de diferentes sindicatos do setor, que conta já com mais duas décadas.

O objetivo da criação desta carreira passa pela valorização da atividade de inspeção veterinária e dos seus profissionais, de importância fundamental para assegurar o funcionamento do mercado e garantir a segurança da atividade dos matadouros. A atividade inspetiva veterinária dá resposta às imposições legais decorrentes da aplicação da legislação comunitária e a nova carreira permitirá assegurar o funcionamento do setor de abate de acordo com as respetivas necessidades e especificidades.

O Ministério da Agricultura congratula-se com a criação da nova carreira de inspeção veterinária, que vai estruturar o exercício das funções de inspeção veterinária de forma equiparada a outras carreiras inspetivas.