Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-08-27 às 17h08

Governo convoca reunião do Grupo de Trabalho para Revitalizar Fronteira de Vilar Formoso

Decorre na quinta-feira, dia 29 de agosto, a partir das 15h00, no CEDET-Centro de Desenvolvimento Transfronteiriço, em Vilar Formoso, a 1ª reunião do Grupo de Trabalho responsável pelo estudo de viabilidade de um projeto integrado de intervenção para reabilitação e revitalização da zona de fronteira de Vilar Formoso.

No âmbito do Protocolo assinado em 18 de julho, o encontro contará com as presenças da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, em representação do Ministro Adjunto e da Economia, em deslocação oficial a Moçambique.

Na reunião participará o Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, em representação do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Estarão ainda presentes os subscritores do Protocolo: o Presidente da Câmara Municipal de Almeida, António José Machado, e representantes do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, o Instituto do Turismo de Portugal e das Infraestruturas de Portugal, assim como o Presidente de Junta de Freguesia de Vilar Formoso, Domingos Lopes Cerqueira.

Na agenda está a identificação dos projetos âncora para afirmar Vilar Formoso como porta de entrada e «sala de visitas de Portugal», como afirmou, no dia da assinatura do documento, o Ministro Adjunto e da Economia.

«Temos de assegurar que os milhões de viajantes que passam por Vilar Formoso, todos os anos, encontrem pretextos para ali parar» disse Pedro Siza Vieira, que revelou estar prevista a requalificação da área de localização dos camiões de mercadorias e a criação de «um grande posto de turismo» em Vilar Formoso.

«Os viajantes que nos procuram devem parar ali para conhecerem melhor o nosso país e, a partir daí, encontrar outros motivos de interesse», acrescentou o Ministro, na mesma ocasião.