Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-05-21 às 10h24

Governo assina contratos de investimento que criam 933 empregos

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, desloca-se ao Porto, no dia 21 de maio, para inaugurar uma unidade de produção da Ibergourmet e presidir à cerimónia de assinatura dos contratos de concessão de benefícios fiscais à Iberking Restauração S.A. e à Iberusa Hotelaria e Restauração S.A.. 

Nesta visita, estará ainda presente na Sessão de Encerramento da Conferência Exportar Online e visitará empresas no Centro Empresarial Lionesa.

O programa inicia-se pelas 10h30, na Ibergourmet, com a inauguração da sua unidade de produção alimentar, projeto que envolveu um investimento de 3,4 milhões de euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, que cria sete postos de trabalho qualificados e mantém os 14 existentes. A empresa alcançou, em 2017, um volume de negócios de 2,7 milhões de euros.

Segue-se a cerimónia de assinatura de dois contratos de concessão de benefícios fiscais entre a AICEP Portugal Global e, respetivamente, a Iberking Restauração S.A. e a Iberusa Hotelaria e Restauração S.A.

O projeto da Iberking compreende a um investimento que ascende a 32 milhões de euros e visa a abertura de 26 restaurantes em Portugal. É estimada a criação de 676 postos de trabalho, para além da manutenção dos 802 existentes. A empresa alcançou, em 2017, um volume de negócios de 64,4 milhões de euros.

O contrato a celebrar com a Iberusa visa apoiar a estratégia de crescimento da empresa. Num montante de investimento de 10,5 milhões de euros, a Iberusa estima com este projeto a criação de 250 postos de trabalho e a manutenção dos 1.662 existentes. A empresa alcançou, em 2017, um volume de negócios de 81,9 milhões de euros.

Ibergourmet, a Iberking Restauração S.A. e a Iberusa Hotelaria e Restauração S.A. são empresas do grupo português Ibersol.

Pelas 13h00, o Secretário de Estado da Internacionalização fará o encerramento da Conferência Exportar Online, promovida pela AICEP Portugal Global, sobre o novo programa que pretende apoiar o aumento das exportações das empresas nacionais através do comércio eletrónico, bem como a visibilidade da oferta portuguesa nos canais online.

A agenda termina no Centro Empresarial Lionesa, pelas 15h30, com visita às empresas ali estabelecidas Farfech, Hilti, Retail Consult, Kuanto Kusta e Vestas.