Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-12-17 às 9h30

Governo apresenta projeto Balcão Único do Emprego para melhorar relação com cidadãos e empresas

O XXI Governo prossegue o compromisso de renovação do Simplex inscrito no seu programa e lança o projeto Balcão Único do Emprego, uma nova dimensão de relacionamento dos cidadãos e das empresas com o Serviço Público de Emprego.

Com o objetivo de proporcionar um serviço que permita tratar de forma integrada todas as questões relacionadas com o emprego e com a formação profissional, esta nova forma de contacto contribuirá para melhorar a eficiência e a qualidade do serviço prestado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O projeto Balcão Único do Emprego surge assim no âmbito do Programa Simplex+ e constitui o primeiro projeto desenvolvido em colaboração com o LabX, o Laboratório de Experimentação da Administração Pública.

Entre as diferentes melhorias e inovações trazidas pelo Balcão Único do Emprego, destacam-se as seguintes: 

• Novo portal do Serviço Público de Emprego - IEFPonline

Com um novo design, uma imagem mais apelativa e moderna, o iefponline, introduz novas funcionalidades que reúnem numa única porta de entrada ofertas de emprego, de estágio e de formação profissional. O iefponline apresenta uma melhor usabilidade, com um interface diferenciado em função do tipo de utilizador e com um design responsivo que permite o acesso através de computador, smartphone ou tablet. Das novas funcionalidades online destaca-se a pesquisa e inscrição em ofertas de formação profissional, a pesquisa e candidatura a ofertas de estágios, o sistema de notificações eletrónicas, bem como o requerimento do subsídio de desemprego e o agendamento prévio de atendimento presencial nos diversos pontos de atendimento do IEFP no país.

• Criação do Gestor +

O crescimento do emprego e o aumento do investimento em Portugal instou o Governo a reconhecer o papel das grandes entidades empregadoras na dinamização do mercado de trabalho e a procurar valorizar a sua relação com o Serviço Público de Emprego. Assim, foi criada a figura do Gestor+, um técnico responsável pela intermediação com empresas com grandes volumes de contratação que permitirá um trabalho de proximidade e de cooperação na procura de respostas e soluções de recrutamento e formação adaptadas às suas necessidades. A intervenção do Gestor+ deverá contribuir para robustecer as relações do IEFP com as entidades empregadoras, fundamentando-as na eficiência, eficácia, adaptabilidade e qualidade do serviço prestado.

• Cooperação e Articulação com outros serviços da Administração Pública

O Balcão Único do Emprego introduz um aumento da eficiência na cooperação e articulação com outros serviços da Administração Pública, beneficiando cidadãos e empresas na sua relação com o Serviço Público de Emprego. Neste âmbito, destaca-se a articulação com a Agência para a Modernização Administrativa, com a introdução do iefponline em todos os Espaços do Cidadão. 

Todas estas novas funcionalidades e serviços ao dispor dos cidadãos representam um esforço na componente digital da Administração Pública, uma melhoria nas metodologias de relacionamento com os utentes, promovendo um atendimento mais personalizado e integrado, e valorizam o papel da coordenação entre serviços e organismos da Administração Pública.

Tags: trabalho, simplex