Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-11-05 às 15h15

Fundo para a Inovação Social com 55 milhões de euros para financiamento de startups apresentado na Web Summit

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e o Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, vão fazer a apresentação pública do Fundo para a Inovação Social (FIS), no próximo dia 7 de novembro pelas 14h30 no stand da Startup Portugal na Web Summit.

O FIS é um instrumento financeiro integrado na iniciativa Portugal Inovação Social, o primeiro do género criado com verbas do Fundo Social Europeu.
 
Terá um total de 55 Milhões de Euros para financiar startups e entidades da economia social que queiram desenvolver projetos de empreendedorismo e inovação social que gerem fluxos financeiros positivos.

Trata-se de um fundo com duas vertentes. Uma de crédito, que será mobilizada através da prestação de garantias; e outra de capital, destinada a coinvestimento com financiadores privados no capital de startups que desenvolvam produtos ou serviços de impacto social.

De acordo com a edição 2018 do Annual Impact Investor Survey, realizado pelo Global Impact Investor Network, o mercado mundial de investimento de impacto, que representa os investimentos realizados em entidades que através dos seus produtos ou serviços produzem impacto social mensurável, irá crescer 8% em volume de negócios em 2018, passando de 35 mil milhões de dólares para 38 mil milhões, tendência que acompanha o crescimento acumulado de 35% nos últimos 5 anos.

O FIS acompanha uma tendência mundial de criação de fundos de investimento destinados especificamente a inovação e empreendedorismo social. Outros exemplos são o Big Society Capital, a Bridges Fund Management, o SI2 Fund e o The Social Entrepreneurs Fund.