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Comunicados

2018-05-12 às 12h53

Esclarecimento da Administração Interna sobre notícia sobre SMS de alerta

Na sequência da notícia do semanário Expresso, com o título "SMS de alerta não funcionam em emergências", o Ministério da Administração Interna esclarece:

O sistema de alertas por SMS preparado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, pela ANACOM e pelos operadores de comunicações móveis destina-se a informar as populações quando é declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho.

O SMS será uma informação de caráter preventivo, enviada logo que é declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho num determinado distrito ou distritos.

A mensagem será enviada para as pessoas que se encontram no distrito onde for declarado o estado de alerta - incluindo emigrantes e cidadãos estrangeiros, em inglês e português - e incluirá um número de apoio da ANPC para esclarecimento de dúvidas.

Estes avisos preventivos em Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho são da maior importância, considerando a probabilidade muito elevada de ocorrência de situações de emergência e a necessidade de adotar medidas de autoproteção.

O conteúdo dos SMS é definido pela ANPC, enviado por esta Autoridade de forma eletrónica para os operadores de comunicações móveis, que por sua vez o remetem para os seus clientes - o que permite que se atinja uma cobertura muita significativa da população.

A solução não tem custos para o Estado nem para os destinatários da mensagem.