Na sequência da notícia do semanário Expresso, com o título "SMS de alerta não funcionam em emergências", o Ministério da Administração Interna esclarece:
O sistema de alertas por SMS preparado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, pela ANACOM e pelos operadores de comunicações móveis destina-se a informar as populações quando é declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho.
O SMS será uma informação de caráter preventivo, enviada logo que é declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho num determinado distrito ou distritos.
A mensagem será enviada para as pessoas que se encontram no distrito onde for declarado o estado de alerta - incluindo emigrantes e cidadãos estrangeiros, em inglês e português - e incluirá um número de apoio da ANPC para esclarecimento de dúvidas.
Estes avisos preventivos em Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho são da maior importância, considerando a probabilidade muito elevada de ocorrência de situações de emergência e a necessidade de adotar medidas de autoproteção.
O conteúdo dos SMS é definido pela ANPC, enviado por esta Autoridade de forma eletrónica para os operadores de comunicações móveis, que por sua vez o remetem para os seus clientes - o que permite que se atinja uma cobertura muita significativa da população.
A solução não tem custos para o Estado nem para os destinatários da mensagem.