Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-07-19 às 17h03

Esclarecimento da Administração Interna sobre acessos ao Sistema Estratégico de Informações

Na sequência da notícia do Jornal de Notícias com o título "Polícia sem acesso à base de dados com criminosos", o Ministério da Administração Interna esclarece:

Não corresponde à verdade que haja esquadras que não têm acesso ao Sistema Estratégico de Informações (SEI).

O Ministério da Administração Interna tem conhecimento de situações pontuais em que o sistema está mais lento, não havendo informação de quebra generalizada ou prolongada no tempo no acesso ao sistema. Esta realidade não permite, assim, uma generalização e a afirmação de que "milhares não suportam o Sistema Estratégico de Informações" desde o passado mês de abril.

Mais se esclarece que todos os locais de atendimento ao público têm acesso ao SEI e que estão a decorrer os Procedimentos de Aquisição no âmbito da modernização tecnológica das Forças de Segurança.

Estes Procedimentos são desenvolvidos e financiados ao abrigo da Lei da Programação de Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviços de Segurança, cujo investimento para 2019 corresponderá a 5,5M€ em equipamentos de modernização tecnológica para as Forças de Segurança. As aquisições em curso correspondem às necessidades identificadas pelas Forças de Segurança.