Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-04-03 às 16h13

«Engenheiras Por Um Dia»: 50 escolas assinalam o Dia Internacional das Raparigas nas TIC

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, participam amanhã, a partir das 8h30, na Escola Básica e Secundária Aquilino Ribeiro, em Porto Salvo, numa sessão integrada no projeto Engenheiras Por Um Dia que assinala o Dia Internacional das Raparigas nas TIC.
 
Esta sessão de role model, que será dinamizada pela Engenheira Palmira Silva, professora no Instituto Superior Técnico, constitui uma das iniciativas que o projeto Engenheiras Por Um Dia promoverá ao longo do dia de amanhã, envolvendo 50 escolas e jardins de infância de todo o território nacional.
O objetivo é desconstruir preconceitos e estereótipos de género sobre profissões tecnológicas, através da partilha de experiências e percursos profissionais das 50 engenheiras que participam na iniciativa.

O Engenheiras Por Um Dia procura combater a segregação das escolhas e ocupações profissionais em razão do sexo e, em especial, a reduzida presença das mulheres nas áreas de engenharias e tecnologias. O projeto dirige-se a jovens que frequentam o 3.º ciclo dos ensinos básico e secundário, envolvendo uma rede de parcerias que incluiu 26 escolas e 11 estabelecimentos de ensino superior de todo o país, 20 empresas e outras entidades.

Entre as atividades promovidas juntos das escolas, contam-se: sessões de role model e mentoria, visitas de estudo às empresas e desafios de engenharias promovidos pelas entidades e alunas de ensino superior. Na 2.ª edição do projeto, envolvemos nos desafios de engenharia cerca de 1000 alunas de todo o País.

Para assinalar o Dia Internacional das Raparigas nas TIC contamos também com a colaboração das diversas Delegações da Ordem dos Engenheiros e Autarquias.