Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-05-03 às 11h08

Emigrantes já podem candidatar-se a ofertas de emprego do IEFP

A partir desta sexta-feira, dia 3 de maio, os emigrantes portugueses passam a poder candidatar-se às ofertas de emprego divulgadas pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) através do portal iefponline (https://iefponline.iefp.pt/).

Mais de 150 mil empresas utilizam o portal iefponline para divulgar ofertas de emprego, sendo que, atualmente o IEFP tem perto de 17 mil ofertas de emprego disponíveis que, a partir de agora passam a estar também disponíveis para os cidadãos não residentes em território nacional.
 
Todos os cidadãos que tenham cartão de cidadão podem, a partir de agora, utilizar as credenciais de acesso da Segurança Social Direta ou a Chave Móvel Digital para aceder ao iefponline, onde vão poder registar o seu Curriculum Vitae e fazer a consulta de empresas, podendo também autorizar as mesmas a contactá-los diretamente. Ao mesmo tempo, o IEFP passa, igualmente, a poder contactar diretamente com estes cidadãos, quer através do serviço de notificações eletrónicas, quer através de correio eletrónico, sempre que seja feito um pedido de contacto no iefponline.

Este desenvolvimento e nova funcionalidade do iefponline enquadra-se num esforço mais amplo de reposicionamento do serviço público de emprego e numa ampliação da sua capacidade para dar resposta às necessidades de recrutamento das empresas instaladas em Portugal. 

Ao mesmo tempo, esta nova ferramenta vem responder a um dos compromissos assumidos pelo Governo no âmbito do recente aprovado Programa Regressar, que prevê que sejam criadas melhores condições para o regresso a Portugal, assegurando um ingresso mais rápido no mercado de trabalho, mediante a disponibilização de meios para que os emigrantes possam procurar e manifestar interesse em ofertas de emprego antes da sua fixação em Portugal.