Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-08-01 às 11h54

Em três semanas 80% de vouchers dos anos de continuidade foram emitidos

Com cerca de 80% dos vouchers dos anos de continuidade já emitidos, começa hoje a fase de emissão dos vouchers dos manuais dos anos de início de ciclo. A partir desta quinta-feira, 1 de agosto, e de acordo com o planeado, juntam-se à emissão dos vouchers os 1.º, 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos de escolaridade. 

Os vouchers são disponibilizados aos alunos à medida que as escolas exportam os dados no sistema. As famílias podem levantar os vouchers para manuais novos em qualquer uma das livrarias aderentes. Já os vouchers para manuais reutilizados, atribuídos aleatoriamente pela plataforma, são levantados nas respetivas escolas. 

Os encarregados de educação são aconselhados a resgatarem os manuais a partir do momento em que os vouchers do seu educando fiquem disponíveis, evitando que os pedidos se concentrem no arranque do ano letivo. Entre as melhorias introduzidas na plataforma MEGA está o procedimento de centralização da faturação às livrarias que, não só facilita o trabalho das escolas, como agiliza a transferência das verbas. 

A distribuição dos manuais escolares gratuitos a todos os alunos das escolas da rede do Ministério da Educação decorre de acordo com o calendário previsto, tendo-se antecipado em cerca de um mês os procedimentos em relação ao ano passado.

Áreas:
Educação