Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-08-14 às 11h42

Economia mantém dinâmica de crescimento no segundo trimestre de 2019

No segundo trimestre de 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu em termos reais 0,5% em cadeia e 1,8% em termos homólogos, mantendo a dinâmica de crescimento verificada no trimestre anterior. Este é o 21º trimestre consecutivo de crescimento da economia portuguesa.

O crescimento do PIB da área do euro e da União Europeia no segundo trimestre de 2019 recuou para 1,1% e 1,3%, respetivamente. Portugal reforça assim a trajetória de convergência face à Europa, trajetória essa que perdura já há mais de dois anos. O processo de convergência não só exibe resiliência face à contínua degradação do ambiente macroeconómico externo, como se tem revelado cada vez mais forte ao longo dos últimos trimestres.

O crescimento do PIB continua a ser pautado pelo crescimento do emprego e pela redução do desemprego, tendo sido criados, no segundo trimestre de 2019, mais 42,5 mil empregos por comparação com o segundo trimestre de 2018, enquanto o número de desempregados diminuiu em cerca de 23,4 mil em igual período, correspondente a uma redução da taxa de desemprego para 6,3%, o menor valor desde 2004.

A economia Portuguesa tem hoje bases sólidas para enfrentar um contexto externo pautado pela acumulação de riscos. A recuperação do investimento ao longo dos últimos anos, a estabilização do setor financeiro, o reequilíbrio das contas externas e os progressos alcançados na consolidação estrutural das contas públicas constituem pilares sólidos para o crescimento económico nos próximos anos.

Áreas:
Finanças