Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-05-24 às 18h42

Divulgação do relatório «The European Higher Education Área in 2018 – Bologna Process Implementatation Report»

No âmbito da Conferência Ministerial da Área Europeia de Ensino Superior (EHEA), que decorre hoje e amanhã em Paris e na qual a delegação portuguesa é coordenada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e que inclui o Diretor Geral do Ensino Superior, diversos responsáveis de várias instituições de ensino superior e um representante dos estudantes, acaba de ser divulgado o relatório "The European Higher Education Área in 2018 – Bologna Process Implementatation Report".

O documento da Comissão Europeia refere-se aos anos entre 2012 e 2015.

O relatório descreve temas relativos a políticas nacionais de ensino superior, incluindo as seguintes observações em relação a Portugal no período de referência em análise:

1. Portugal é um dos países onde, em termos relativos, mais estudantes prosseguem estudos ao nível do 2.º ciclo de estudos (Mestrado), com uma taxa de mais de 30% de estudantes que concluem o 1.º ciclo de estudos (Licenciatura) e prosseguem estudos.

2. Portugal está incluído no grupo de países onde mais se evidencia a abertura da base social de apoio do ensino superior desde o lançamento do Processo de Bolonha, integrando o grupo de 3 países onde a proporção de estudantes cujos pais apresentam mais baixas qualificações é mais elevada.

3. Portugal apresenta entre 10% e 29% da sua população estudantil do 1º ciclo de estudos abrangida por bolsas de ação social escolar, sendo que no 2.º ciclo o número decresce para menos de 10%.

4. É evidenciada a necessidade de abertura de percursos formativos para estudantes "não-tradicionais", facilitando a aprendizagem ao longo da vida, quer via ciclos curtos, quer via oferta de cursos em horário pós-laboral. Refira-se que o estudo conclui que Portugal se encontra entre o grupo de países onde a percentagem de diplomados entre 45-64 anos é mais baixa.

5. Portugal é um dos 12 países onde menos estudantes que completam o 2.º ciclo prosseguem com estudos doutorais, apresentando uma taxa de transição de menos de 5%.