Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-08-29 às 11h47

Direção-Geral do Consumidor divulga recomendações para regresso às aulas em segurança

Quando se aproxima o início do ano letivo 2019/2020, a Direção-Geral do Consumidor (DGC) elaborou um guia de recomendações, que vão desde o planeamento das compras até à prevenção rodoviária, passando por cuidados com o uso das mochilas pelos mais novos e uso da internet.

Com o título Regresso às Aulas em Segurança, a publicação da DGC sugere, por exemplo, avaliação do material escolar que pode ser reaproveitado, o planeamento das compras, dando prioridade à qualidade e à durabilidade dos produtos.

Um consumo ambientalmente responsável também não é esquecido, com a DGC a referir que deve ser dada preferência a materiais recicláveis, certificados e biodegradáveis.

Quanto às mochilas, os cuidados passam por adequar à estatura do aluno e pela escolha de modelos anatómicos, assim como pela colocação do material mais pesado junto às costas.

O documento avança também com recomendações sobre compras de computadores ou telemóveis, lembrando que deve ser guardada a fatura para efeitos de garantia e que há um prazo de 14 dias para anular uma compra efetuada pela internet.

Também é sublinhada a componente segurança quanto às aquisições de vestuário e de calçado, já que os cordões estão na origem de acidentes, por vezes fatais.

O documento da DGC elabora ainda sobre a importância da alimentação saudável, os cuidados na deslocação para a escola seja a pé, seja por automóvel e uma utilização da internet com segurança.