Saltar para conteúdo

Comunicados

2019-08-21 às 17h18

Direção Geral de Alimentação e Veterinária acompanha surto de listeriose na Andaluzia

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária está a acompanhar a evolução do surto de listeriose detetado em 15 de agosto na Andaluzia, em Espanha, esclarecendo que:

  • O alerta emitido pelo RASF, Sistema de Alerta Rápido para a Segurança Alimentar na União Europeia, indica que o produto contaminado com Listeria monocytogenes foi distribuído e comercializado exclusivamente em Espanha;
  • Os operadores do setor alimentar que operam em Portugal não comercializam a marca "La Mechá", nem produtos com origem no seu fabricante (Magrudis), em território nacional;
  • Toda a produção da Magrudis desde abril, incluindo a marca "La Mechá", foi já retirada do mercado pela própria empresa, que se encontra neste momento encerrada. 
A listeriose é uma infeção causada pela bactéria Listeria monocytogenes (L. monocytogenes), habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados. Em Portugal, a listeriose é uma doença de notificação obrigatória desde 2014, através do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE). 

Alertam-se os viajantes, que tenham como destino aquela região de Espanha, para a necessidade de adoção de medidas preventivas, nomeadamente a eliminação de produtos daquela marca que eventualmente possam ter na sua posse.