Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-11-22 às 23h55

Dia Nacional da Cultura Científica

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, dia 24 de novembro, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, participa nos próximos dias no seguinte conjunto de atividades que envolvem instituições científicas, universidades, escolas e museus. 

1. Esta sexta-feira, dia 23 de novembro, pelas 14 horas, o MCTES participa no 10º aniversário do RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, que inclui o Colóquio Ciência para todos, cujo objetivo é refletir sobre a próxima década do Ciência Viva, acerca da comunicação de ciência realizada pelos gabinetes das instituições científicas e de ensino superior e da ciência na comunicação social.

Durante a sessão é apresentado o RÓMULO Digital, uma biblioteca online com conteúdos relacionados com ciência e tecnologia e sobre Portugal e os portugueses; entre esses conteúdos estão mapas, manuscritos, fotografias, cartografia e correspondência produzidos desde o início do século XVIII até ao século XVII. Trata-se de um projeto do Serviço Integrado de Bibliotecas da Universidade de Coimbra (UC) (SIBUC) em colaboração com o RÓMULO Centro de Ciência Viva, com a Biblioteca Geral da UC, da Biblioteca da Faculdade de Letras da UC e da Biblioteca de Física e Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.
 
2. Pelas 16 horas o Ministro Manuel Heitor assiste em Matosinhos à apresentação final dos resultados da sexta edição do Programa de Líderes Tecnológicos do Futuro, desenvolvido pelo CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e várias instituições de Ensino Superior, no qual os estudantes de ensino superior participam no processo de desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços para as indústrias da mobilidade enquanto estão integrados nas equipas de engenharia do CEiiA.
 
3. O MCTES intervém pelas 18h25 em Guimarães na cerimónia dos 25 anos do Centro de Computação Gráfica (CCG) da Universidade do Minho, no campus de Azurém.
O CCG desenvolve investigação nas áreas da computação gráfica, TIC e eletrónica, com destaque para o Oceanário Virtual da Expo’98, o projeto Macau Virtual, mesas multitoque, assistentes interativos para idosos, sistemas de reconhecimento facial e uma cabine de prova de roupa virtual, impulsionando e promovendo a relação entre instituições de ensino superior e tecido empresarial.

Leiao comunicado na íntegra.