Saltar para conteúdo

Comunicados

2019-02-10 às 14h12

Deslocação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a Barcelona

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, desloca-se a Barcelona esta segunda-feira, dia 11 de fevereiro, para uma reunião bilateral com o Ministro espanhol para a Ciência, Inovação e Universidades, Pedro Duque, com o objetivo de avaliar os acordos resultantes da última cimeira luso-espanhola e reforçar a cooperação futura entre os dois países.

Ambos estarão presentes na assinatura de um acordo entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Sincrotrão ALBA, o único Laboratório de Luz Sincrotrão construído em Espanha e a primeira instalação desta natureza no Sudoeste da Europa.

Durante a sua deslocação a Barcelona o Ministro Manuel Heitor reunir-se-á com a Fundação ‘La Caixa’ visando a reflexão sobre a iniciativa "i4b – iniciativa ibérica de investigação e inovação biomédica", desenvolvida entre a FCT e a Fundação ‘La Caixa’, e visitará o centro VHIO (Vall d’Hebron Institute of Oncology) de investigação biomédica e clínica, patrocinado pela ‘La Caixa’.

Manuel Heitor promoverá ainda uma reunião no Barcelona Supercomputing Center-Centro Nacional de Supercomputación (BSC-CNS) tendo em vista a implementação da rede ibérica de computação avançada e a preparação de uma proposta nacional para o Programa EuroHPC.

O MCTES faz-se acompanhar por Paulo Ferrão, Presidente da FCT, António Cunha, da Universidade do Minho e membro da equipa para o consórcio para o EuroHPC, Joaquin Brito, Diretor do AIR Centre, João Pagaime, da FCT e membro da equipa para o consórcio para o EuroHPC, e Miguel Silvestre, Cônsul-geral de Portugal em Barcelona.
Tags: Espanha