Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-10-19 às 18h59

Deslocação do Ministro da Administração Interna à Grécia

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, desloca-se à Grécia nos dias 22 e 23 de outubro, no âmbito da participação portuguesa nas missões da Frontex, Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira, bem como da cooperação entre os dois países em matéria de refugiados e migrações.

A agenda da deslocação inclui uma visita, na segunda-feira, ao contingente da Guarda Nacional Republicana e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras empenhado na Frontex, no porto de Pithagorios, ilha de Samos.

Na terça-feira, o Ministro da Administração Interna visita o Centro de Coordenação Operacional (International Coordination Center), no porto de Pireu, e o campo de refugiados de Eleonas, em Atenas.

Após as visitas, Eduardo Cabrita reúne-se com o seu homólogo grego, Alexandros Haritsis e, durante a tarde, com o Ministro da Política de Migrações, Dimitris Vitsas, e com a Ministra da Proteção dos Cidadãos, Olga Gerovassili.

Estas reuniões de trabalho visam a procura de soluções para a pressão migratória a que a Grécia está sujeita. Com o fim do Programa de Recolocação da União Europeia, a Grécia continua exposta a vários fatores de pressão migratória. 

Em julho e agosto, os fluxos aumentaram quase 30% em comparação com o período homólogo. Em Setembro, 3500 pessoas chegaram às ilhas (uma média de 160/dia). A Grécia é o país europeu que mais registou pedidos de asilo per capita.