Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-06-21 às 19h55

Décima missão de Post-Programme Surveillance

As consultas técnicas da décima missão de Post-Programme Surveillance (PPS) da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Mecanismo Europeu de Estabilidade realizaram-se entre 14 e 19 de junho de 2019. Estas missões ocorrerão regularmente até que Portugal salde uma parte significativa dos empréstimos que resultam do legado do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro, concluído em junho de 2014.

As instituições que participaram na missão realçam a robustez do crescimento da economia portuguesa, apesar de ocorrer num contexto de desaceleração associada à degradação do ambiente macroeconómico externo. Esta avaliação está globalmente em linha com as projeções do Programa de Estabilidade para o crescimento da economia portuguesa, sustentado no investimento e nas exportações, permitindo a criação de mais e melhor emprego. A convergência com a União Europeia e a zona euro deverá manter-se, dando continuidade a uma trajetória que perdura há mais de dois anos.

No setor financeiro, as instituições assinalam o progresso alcançado na melhoria da solidez dos balanços dos bancos, na recuperação da sua rendibilidade, adequabilidade dos seus níveis de capital, bem como na prossecução da trajetória de redução do crédito malparado. A missão apela também à importância de se acelerar estas tendências.

Os progressos reconhecidos nesta missão estão associados à estratégia seguida pelo Governo ao longo da atual legislatura, conciliando o equilíbrio das contas públicas com a promoção do crescimento económico sustentável. Os desafios elencados encontram-se alinhados com o Programa Nacional de Reformas, cuja implementação procura contribuir, de forma determinada, para aumentar o crescimento potencial da economia e consolidar os progressos alcançados no equilíbrio das contas externas e das contas públicas, no setor financeiro e no mercado de trabalho.

O Governo agradece e destaca o empenho de todos os Serviços e equipas da Administração Pública que prepararam e participaram nesta missão.
Áreas:
Finanças