Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-10-04 às 21h19

DBRS revê em alta o rating da República Portuguesa

A agência de rating DBRS reviu hoje em alta o rating da República Portuguesa para BBB (high) com perspetiva estável. Esta revisão reflete a melhoria continuada e estrutural do desempenho da economia portuguesa.

A agência destaca o esforço continuado de consolidação orçamental estrutural, que se traduz no equilíbrio das contas públicas e na redução sustentada do rácio da dívida pública face ao Produto Interno Bruto (PIB), no quadro de uma política que promove o investimento, o crescimento sustentável e a criação de emprego permanente.

A DBRS salienta também mudanças positivas na estrutura da economia portuguesa que favorecem a continuação do crescimento económico equilibrado. A diversificação e melhoria da qualidade das exportações, bem como o crescimento do investimento privado, são assinaladas como tendências que se revestem de crucial importância.

A diminuição dos riscos para a estabilidade financeira é também destacada. Para esta avaliação concorrem: a diminuição do endividamento das empresas não financeiras; a redução muito significativa do rácio de crédito malparado; e a melhoria da rendibilidade dos bancos e o aumento dos seus rácios de capital.

A DBRS antevê a continuação do crescimento equilibrado da economia portuguesa no futuro, apoiado por uma dinâmica positiva da procura interna associada ao crescimento do emprego, das remunerações e do investimento. O ritmo de crescimento deverá ser mais moderado do que no passado recente em virtude de uma desaceleração da procura externa.

A dívida pública portuguesa beneficia hoje da classificação de investimento pelas quatro principais agências de rating internacionais, estando com perspetiva positiva nas outras três.

A taxa de juro das obrigações da República Portuguesa a 10 anos está abaixo de 0,2%, um valor sem paralelo histórico e o diferencial face a Espanha mantém-se praticamente nulo.

Esta revisão em alta é mais um passo fundamental que traduz a política de credibilização de Portugal a qual é essencial para prosseguir a estratégia de crescimento inclusivo com estabilidade política, económica e social.
Tags: mercados
Áreas:
Finanças