Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-04-05 às 22h06

DBRS altera perspetiva do rating da República Portuguesa para positiva

A agência DBRS alterou hoje para positiva a perspetiva da notação da dívida pública portuguesa.

Esta melhoria da notação mantém o ciclo de valorização da dívida da República Portuguesa iniciado em setembro de 2017 por parte das quatro principais agências de rating a nível global e traduz a confiança na evolução que se tem verificado tanto na economia como nas finanças públicas portuguesas.

A taxa de juro das obrigações portuguesas a 10 anos no mercado secundário tem estado ao longo da última semana sempre abaixo de 1,30%, um valor sem paralelo histórico, e o diferencial face a Espanha tem também vindo a reduzir-se ao longo de 2019.

Mário Centeno, Ministro das Finanças, considera que "A consolidação do equilíbrio das finanças públicas portuguesas tem permitido a redução sustentada dos custos de financiamento do Estado que só em 2018, face a 2015, significou uma poupança em juros superior a 1.250 milhões de euros. Mas juros mais baixos são também uma boa notícia para as famílias e as empresas, que podem assim investir a custos mais reduzidos. Não estamos, portanto, a falar de um indicador abstrato, mas de uma orientação política com impacto concreto na vida das pessoas."

O relatório que acompanha esta avaliação considera que o crescimento económico português se deverá manter acima da média da União Europeia. Destaca ainda o equilíbrio que se tem verificado nas contas externas e a redução significativa do crédito mal parado, o que tem contribuído para reforçar a estabilidade do setor financeiro.

Destaca ainda a aproximação do saldo orçamental do equilíbrio e a significativa diminuição do rácio da dívida pública face ao PIB, perspetivando a manutenção e ritmo da trajetória de redução deste indicador.
Áreas:
Finanças