Saltar para conteúdo

Comunicados

2019-05-13 às 10h52

Dalila Rodrigues é a nova Diretora do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém

Dalila Rodrigues assume, a partir de amanhã, 14 de maio, o cargo de Diretora do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém. Sucede a Isabel Cruz Almeida, que cessou funções por motivos de reforma.

A Ministra da Cultura agradece a Isabel Cruz Almeida toda a dedicação, empenho e profissionalismo demonstrados ao longo dos 35 anos em que foi diretora destes dois monumentos nacionais.

Nota Curricular de Dalila Rodrigues 

Dalila Rodrigues, 58 anos, doutorada em História da Arte pela Universidade de Coimbra, é Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu e Professora Catedrática Convidada do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. 

É investigadora integrada do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP), Unidade de I&D 281 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e membro do Conselho Diretivo da "Associação Trienal de Arquitetura de Lisboa" desde 2010. 

Foi Diretora do Museu Grão Vasco (2001-2004), diretora do Museu Nacional de Arte Antiga (2004-2007) e Diretora da Casa das Histórias Paula Rego, cujo programa museológico concebeu, coordenou e realizou, em 2008 e 2009. 

Foi Diretora de Comunicação, Marketing e Desenvolvimento da Casa da Música, em 2008. 

Foi Vogal do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) e, nessa condição, da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Museu Coleção Berardo, de 2012 a 2015.

Realizou inúmeros cursos e ações de formação em todo o país, tendo sido formadora da Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura) em Património Artístico e Museologia, nas bibliotecas de Lamego, Sardoal, Alter do Chão, Marco de Canaveses, Borba, Redondo e Vouzela, entre 1995 e 2001. 

É autora de livros e artigos científicos nas áreas de História da Arte, Património e Museologia. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do PRODEP para efeitos de doutoramento e recebeu prémios científicos e distinções pelo seu trabalho académico e percurso profissional.
Tags: museus
Áreas:
Cultura