Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-09-21 às 15h29

Cultura felicita Inês Lobo e Fernanda Fragateiro pelos Prémios AICA 2017

O Ministério da Cultura felicita Inês Lobo e Fernanda Fragateiro pelas distinções nos Prémios AICA 2017, nas áreas das Artes Visuais e Arquitetura, respetivamente.

O Júri presidido por Ricardo Carvalho e constituído por Ana Tostões, Catarina Rosendo, João Rodeia e Nuno Crespo justificou a atribuição dos prémios com o excecional percurso das premiadas e a transversalidade dos seus trabalhos.

Inês Lobo (Lisboa, 1966) recebe, assim, o Prémio AICA Arquitetura 2017. Arquiteta, comissária e professora, tem desenvolvido projetos de referência em distintas áreas artísticas. Destaca-se não só na criação e reconversão de equipamentos, habitação, requalificação de edifícios e de espaços públicos, como também na conceção e participação em exposições de arquitetura, incluindo as representações oficiais portuguesas em bienais internacionais, como as de Veneza e de São Paulo.

O Prémio AICA Artes Visuais 2017 foi atribuído a Fernanda Fragateiro (Montijo, 1962), artista visual com um vasto percurso artístico e reconhecida internacionalmente pelo trabalho visual e de instalação, assente em leituras e intervenções site specific. Escultura e arquitetura reúnem estética e formalismo, em tempo e lugar, questionando o olhar e a experiência do espetador.

Os prémios da seção portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte têm o apoio do Ministério da Cultura.
Tags: arte, arquitetura
Áreas:
Cultura