XXI Governo - República Portuguesa - Comunicado

Comunicados

2017-11-14 às 13h26

Crescimento elevado confirma projeções do PIB para 2017

De acordo com os dados publicados hoje pelo INE, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,5% no 3º trimestre de 2017 por comparação com o período homólogo. Relativamente ao segundo trimestre, o PIB cresceu 0,5%.

Estes dados refletem o dinamismo da economia. A economia portuguesa cresce, em cadeia, pelo décimo quarto trimestre consecutivo, num contexto de maior equilíbrio das contas públicas e das contas externas. O crescimento acelera 0,2 p.p. face ao trimestre anterior, com uma aceleração do contributo da procura externa e um menor contributo da procura interna.

Este crescimento económico corresponde às expectativas traçadas pelo Governo no Orçamento do Estado para 2018, corroborando a solidez dos cenários macroeconómicos subjacentes às projeções orçamentais.

O crescimento robusto do PIB acompanha uma evolução sólida do mercado de trabalho, com mais 141,5 mil empregos e menos 105,5 mil desempregados face a 2016, tendo a taxa de desemprego descido para os 8,5%.

O Governo continuará a promover o crescimento económico socialmente equitativo, assente na criação de emprego e na coesão social e numa gestão criteriosa das contas públicas.
Áreas:
Finanças