Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-02-14 às 12h01

Crescimento do Produto Interno Bruto em 2018 mantem trajetória de convergência com a Europa

Em 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu, em termos reais, 2,1% (-0,7 p.p. que em 2017), segundo a mais recente estimativa do INE. A economia portuguesa cresce há 21 trimestres consecutivos. Portugal cresceu 0,3 p.p. acima da zona euro, convergindo com a zona euro em dois anos consecutivos, o que acontece pela primeira vez nos últimos 20 anos.

No 4.º trimestre de 2018, o crescimento do PIB cifrou-se em 1,7% em termos homólogos (-0,4 p.p. que no trimestre anterior) e 0,4% em cadeia (+0,1 p.p. por comparação com o trimestre anterior).

O crescimento do PIB continua a ser acompanhado de crescimento do emprego (foram criados mais 110 mil empregos em 2018) e redução do desemprego (menos 73 mil desempregados face a dezembro de 2017; uma redução da taxa de desemprego de 1,4 p.p. no mesmo período).

O contexto de maior incerteza geopolítica tem um impacto no menor crescimento das maiores economias da Europa, o que tem penalizado a procura externa e, por essa via, as exportações, que, mesmo assim, cresceram 5,3%, em termos nominais.

Não obstante as dificuldades colocadas pela deterioração do ambiente económico externo, a economia Portuguesa construiu entretanto bases sólidas para continuar a crescer e a convergir com a Europa no futuro. O crescimento expressivo do investimento ao longo dos últimos anos, a estabilização do setor financeiro, o reequilíbrio das contas externas e os progressos alcançados na consolidação estrutural das contas públicas constituem pilares sólidos para o crescimento económico nos próximos anos.
Áreas:
Finanças