Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-08-14 às 12h03

Crescimento do Produto Interno Bruto acelera no segundo trimestre de 2018

O INE estima um crescimento de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2018, por comparação com o período homólogo, e de 0,5% por comparação com o trimestre anterior. Este ritmo de crescimento representa uma aceleração face ao trimestre anterior (2,1% em termos homólogos e 0,4% em cadeia). Esta estimativa está alinhada com as expectativas traçadas pelo Governo no Orçamento do Estado para 2018.

Salienta-se que se prossegue a tendência de convergência com a União Europeia, estando o crescimento nacional ligeiramente acima do europeu e do da zona euro (2,2% e 2,1% em termos homólogos, respetivamente).

O padrão de crescimento face ao período homólogo continuou marcado por uma forte dinâmica de criação de emprego (aumento de 2,4%, com 114 mil novos empregos) e de redução do desemprego (redução de 2,1 p.p., menos 110 mil desempregados). Realça-se também os contributos importantes do investimento e das exportações (10,5%).

Este é o décimo sétimo trimestre consecutivo de crescimento inclusivo da economia portuguesa. Este crescimento ocorre num contexto de equilíbrio das contas externas e de gestão orçamental responsável. Esta mudança estrutural, apoiada por condições de financiamento mais estáveis, é o melhor garante de resiliência face a eventuais flutuações externas bem como da provisão sustentável de serviços públicos, não apenas no presente mas também no futuro.
Áreas:
Finanças