Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-05-11 às 17h15

Conselho de Assuntos Gerais da UE discute relações futuras com o Reino Unido

A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, participa, no dia 14 de maio, no Conselho de Assuntos Gerais e no Conselho de Assuntos Gerais (Artigo 50º) dedicado ao Brexit, que se realizam em Bruxelas.

A reunião da manhã do Conselho de Assuntos Gerais terá como pontos principais a apresentação por parte da Comissão Europeia da sua proposta relativa ao próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP) pós-2020, a que se seguirá uma troca de impressões com os Estados-Membros.

Na mesma sessão, está agendado o início da preparação da próxima reunião do Conselho Europeu, de 28 e 29 de junho de 2018 e um debate sobre o ponto de situação do Estado de direito na Polónia.

Ao almoço, terá lugar uma troca de pontos de vista sobre os principais desafios das eleições para o Parlamento Europeu de 2019.

À tarde, no Conselho de Assuntos Gerais (Artigo 50º), o negociador chefe da Comissão, Michel Barnier, informará o Conselho, reunido a 27, sobre o ponto da situação das negociações do Brexit. Segue-se um debate sobre a conclusão dos trabalhos referentes a questões relacionadas com a saída e uma discussão sobre as relações futuras da UE com o Reino Unido.