Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-07-15 às 15h30

Concluída a eletrificação da Linha do Douro entre Caíde e Marco de Canaveses

Já está ao serviço das populações a circulação elétrica entre Caíde e Marco de Canaveses, que permitirá circular em comboios urbanos diretos, entre Porto e Marco de Canaveses.
 
A conclusão desta empreitada, num investimento de cerca de 10,5 milhões de euros, é muito importante para a diminuição dos acidentes, a redução nos tempos de viagem, a economia de custos de recursos associados aos modos alternativos e a redução de custos para os Operadores ferroviários.

A eletrificação deste troço irá permitir a utilização de material circulante elétrico para passageiros e mercadorias até à Régua e a implementação de novos serviços de passageiros sem transbordo entre Porto-Marco de Canaveses-Régua, reforçando-se a qualidade da viagem e reduzindo-se o seu tempo total.

A empreitada agora concluída no troço Caíde – Marco de Canaveses, integra o projeto de modernização da Linha do Douro, numa extensão total de 58 quilómetros entre Caíde e Régua, que a Infraestruturas de Portugal está a desenvolver no âmbito do plano de investimentos na Rede Ferroviária Nacional – Ferrovia 2020. A Linha do Douro passar a usufruir assim de um nível de serviço superior, com melhores níveis de segurança, eficiência e competitividade do sistema ferroviário.

A conclusão desta obra foi assinalada com uma viagem inaugural e uma cerimónia na Estação Ferroviária de Caíde, presidida pelo Primeiro Ministro, António Costa e com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação Pedro Nuno Santos, onde foram apresentados os trabalhos executados pela Infraestruturas de Portugal.