Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-01-29 às 10h12

Coleção de Arte Novo Banco

O Estado, através do Ministério da Cultura, e o Novo Banco assumem esta segunda-feira o compromisso de disponibilizar à fruição pública o património cultural e artístico do Novo Banco, através de parcerias com entidades públicas e privadas, como museus e universidades, de âmbito nacional e regional. 

O primeiro protocolo, assinado esta segunda-feira entre o Novo Banco e a Direção Geral do Património Cultural, constitui o início de um processo, e servirá de referência para esta estratégia de preservação e fruição pública da coleção NB. A pintura a óleo do séc. XVIII, "Entrada Solene, em Lisboa, do Núncio Apostólico Monsenhor Giorgio Cornaro", que a partir de agora ficará exposta em permanência no Museu Nacional dos Coches, através de um contrato de depósito, é considerada a obra mas importante do núcleo de pintura do NB. 

A obra representa um raro e importante registo iconográfico que nos dá a conhecer um cortejo seiscentista que inclui coches, e liteiras, semelhantes aos que estão expostos no Museu. A exposição desta obra no ambiente escolhido fomenta um diálogo entre vários tipos de peças artísticas, contextualizando-as e permitindo aos públicos um maior conhecimento sobre a época em questão.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.
Tags: cultura, museus
Áreas:
Cultura