Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-10-16 às 11h39

Chave Móvel Digital já conta com mais de 1 milhão de ativações

A Chave Móvel Digital (CMD) superou um milhão de ativações. O recurso à CMD torna possível, para cidadãos e profissionais, garantir, de forma segura e simples, a autenticação nos principais sites da Administração Pública, como o portal ePortugal, a Segurança Social Direta, o Portal das Finanças, o Portal do Serviço Nacional de Saúde, entre outros, e realizar muitos dos seus serviços, sempre com a mesma senha. 

Um desses serviços é a renovação online do Cartão de Cidadão, disponível desde o dia 20 de junho e mediante o qual já foram submetidos mais de 55 mil pedidos.

A Chave Móvel Digital é uma forma simples e segura de autenticação em vários websites públicos e privados, permitindo a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil (NIC), para um cidadão português, e ao número de passaporte, ou título de residência, para um cidadão estrangeiro. 

Apostando então no recurso a um nome de utilizador (número de telemóvel) e a um único pin de 4 a 8 dígitos numéricos, a utilização da CMD implica que, para cada acesso, seja enviado um código de confirmação através de SMS gratuito para o telemóvel ou por notificação push (via app Autenticação.Gov) para o smartphone. 

A CMD possibilita também que o cidadão, português ou estrangeiro, possa assinar, eletronicamente e de forma segura, documentos em formato PDF através da aplicação Autenticação.Gov ou do website Autenticação.Gov.