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Comunicados

2019-04-12 às 17h34

Centro de Atendimento Consular de Espanha atendeu mais de 29 mil chamadas

A completar um ano desde o seu lançamento, o Centro de Atendimento Consular (CAC) para os cidadãos portugueses a residir em Espanha já recebeu 29 277 chamadas e 5 018 emails.

O Centro de Atendimento Consular, a funcionar desde 9 de abril de 2018, em Lisboa, assegura o atendimento via telefone e correio eletrónico da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Madrid, dos Consulados-Gerais de Portugal em Barcelona e em Sevilha e do Vice-Consulado em Vigo. Através do número 00 34 910 770 281 ou do correio eletrónico cac@ama.pt, os cidadãos portugueses em Espanha podem obter informações para a emissão de documentos de identificação, esclarecer dúvidas acerca da sua situação e agendar marcações nos postos consulares.

O serviço está acessível nos dias úteis, das 9h00 às 18h00 (hora de Espanha), através de uma equipa composta por cinco elementos (4 operadores e 1 supervisora), que prestam atendimento quer em português como em espanhol.

A criação do Centro de Atendimento Consular foi desenvolvida conjuntamente pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Direção Geral de Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), e pelo Ministério da Presidência e da Modernização Administrativa, através da Agência de Modernização Administrativa (AMA), no quadro do programa Simplex+.

A 1 de abril deste ano foi lançada, no contexto do Centro de Atendimento Consular, a Linha Brexit que visa prestar apoio aos portugueses residentes no Reino Unido, nomeadamente no que respeita às questões relacionadas com a saída da União Europeia e com o agendamento de atendimentos nos serviços consulares portugueses no país.

Para o Ministro dos Negócios Estrangeiros, "a melhoria dos serviços prestados aos concidadãos residentes no estrangeiro é uma prioridade da política externa portuguesa. Para isso, devemos aproveitar plenamente todos os recursos que a tecnologia coloca ao nosso dispor".

Segundo a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, "o número de atendimentos registado neste primeiro ano – cerca de 110 por dia – confirma que este é um serviço que veio colmatar uma necessidade das comunidades portuguesas no estrangeiro, permitindo o esclarecimento de dúvidas e o agendamento de serviços de uma forma simples e cómoda".