Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-06-28 às 18h15

Celebração de uma nova carta de operações entre Força Aérea Portuguesa e NAV Portugal

Na sequência da determinação da Resolução de Conselho de Ministros n.º 94/2019, de 12 de junho, a Força Aérea Portuguesa e a NAV Portugal chegaram hoje a um entendimento sobre a libertação de espaço aéreo militar de Sintra para a atividade civil, através da celebração de uma nova carta de operações entre estas duas entidades.

Esta nova carta de operações viabilizará a implementação de novos procedimentos de navegação aérea na aproximação a Lisboa, com o designado sistema point merge, favorecendo uma eficiente sequenciação das aeronaves nas chegadas.

Estão assim reunidas condições para que, do lado da navegação aérea, a operação no Aeroporto Humberto Delgado tenha melhorias significativas já no próximo Verão IATA 2020, com reflexos nos movimentos controlados.

O Governo reconhece o esforço e o empenho da Força Aérea Portuguesa e da NAV Portugal no trabalho que tem sido desenvolvido no processo de expansão da capacidade aeroportuária da região de Lisboa e, em particular, na gestão dos fluxos de aeronaves militares e civis, sem comprometer a atividade de cada uma das instituições.

É, assim, dado mais um passo decisivo para aumentar a capacidade aeroportuária com o projeto de infraestruturas de ampliação do Aeroporto Humberto Delgado e de construção de um novo aeroporto complementar na Base Aérea n.º 6, no Montijo.