Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-06-04 às 19h54

Aumenta o número de agricultores apoiados pela Política Agrícola Comum

Aumentou o número de candidaturas às ajudas da Política Agrícola Comum (PAC). A informação do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) revela que este número tem sido crescente nos últimos anos, tendo ultrapassado, em 2019, as 183 mil candidaturas.

Ano  Candidaturas
2017     181 267 
2018     183 231 
2019     183 649

Os apoios da PAC envolvem anualmente montantes de cerca de 890 milhões de euros: a componente proveniente do FEAGA (Fundo Europeu Agrícola de Garantia), corresponde a 594 milhões de euros por ano; a componente do FEADER (Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural) os valores pagos atingem um montante de cerca de 297 milhões de euros ano, sendo cofinanciados pelo orçamento nacional.

Estes apoios visam compensar os agricultores europeus por desvantagens específicas face aos seus concorrentes no mercado mundial, tendo em conta os elevados padrões de exigência em matéria de segurança alimentar e de sustentabilidade da produção. Visam ainda comparticipar o acréscimo de custos assumidos pelos agricultores, no que toca à prestação de serviços ambientais e à produção de bens públicos de interesse coletivo. O elevado nível de adesão a estes apoios demonstra a sua importância enquanto contrapartida de suporte às atividades desenvolvidas e o crescimento do número de candidaturas é mais um elemento revelador da dinâmica de crescimento do setor, que continua a registar níveis de atividade crescentes, a que correspondem indicadores económicos significativos. É o caso das exportações, cuja estimativa de crescimento, em 2018, aponta para uma taxa superior a 4%.