Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-07-11 às 17h58

Apresentação dos projetos FCT & Aga Khan com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participa dia 12 de Julho, entre as 13h00 e as 14h00, na apresentação de 16 projetos de I&D, destinados a melhorar as capacidades de resposta dos países africanos aos desafios do desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida das populações.

Os projetos para o desenvolvimento em África são financiados no âmbito do protocolo "Iniciativa Conhecimento para o Desenvolvimento", estabelecido em 2016, entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), contam com o apoio de várias instituições portuguesas de ensino superior e nomeadamente da Agenda «Ciência Global» com países africanos de expressão portuguesa.

O protocolo tem uma duração de 10 anos e inclui um financiamento de 10 milhões de euros, assegurado pelo Imamat Ismaili para estimular o apoio a novos projetos e redes de Investigação e Desenvolvimento (I&D) a estabelecer de forma colaborativa entre unidades de investigação em Portugal, em países Africanos de Língua Portuguesa e nas instituições da AKDN.

Estes projetos são apoiados pela FCT numa base competitiva e através de concursos orientados para a capacitação científica em temas relacionados com a qualidade de vida em sociedades em desenvolvimento, incluindo segurança alimentar, biodiversidade, desenvolvimento infantil, sistemas sustentáveis de energia e desenvolvimento urbano, redução da pobreza, reinstalação de migrantes, sociedade civil e pluralismo.

A "Iniciativa Conhecimento para o Desenvolvimento, IKfD", promovida pelo MCTES, inclui novas ações para a dinamização da Agenda "Ciência Global" com países africanos de expressão portuguesa, a qual foi lançada em 2009 e é agora reforçada e estimulada através da cooperação com a AKDN. Inclui o estabelecimento em Lisboa do "Centro da UNESCO para a formação avançada de cientistas de países de expressão portuguesa", assim como um conjunto de ações e medidas para aprofundar a cooperação académica, científica e tecnológica entre países de língua portuguesa e outros países em África. Esta iniciativa insere-se no "Compromisso com o Conhecimento e a Ciência".

Consulte os documentos em anexo.