Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-10-16 às 14h39

Apresentação da 2.ª edição do Projeto «Engenheiras Por Um Dia»

A nova edição do Projeto Engenheiras Por Um Dia vai ser apresentada na próxima quarta-feira, dia 17 de outubro, pelas 11h00 no NewsMuseum, em Sintra, com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

Este projeto promovido pelo Governo está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação Portugal + Igual e centra-se no combate e prevenção da intensificação da segregação das ocupações profissionais em razão do sexo e, em especial, na ausência das mulheres das áreas de engenharia e tecnologias. Deste modo, é objetivo central do projeto promover as áreas da engenharia e tecnologia junto das jovens que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário.
 
Feito o balanço da 1.ª edição que envolveu de forma direta 400 alunas e alunos, dá-se continuidade ao projeto com o seu alargamento a 25 escolas de todo o território nacional e com a adesão de 9 novas instituições de ensino superior (Universidade do Minho, Universidade Atlântica, Universidade Lusíada - Vila Nova Famalicão, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa, Universidade Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade Évora e Universidade Algarve) e cerca de 20 empresas e outras entidades (entre as quais a EDP, Siemens, Microsoft, IBM, Ikea, NOS, Ericsson, Infraestruturas de Portugal, L´Oréal, Altran, Vodafone e Repsol).

A coordenação técnica do projeto, a cargo da Comissão para a Cidadania e a Igualdade e de Género (CIG), conta com parceria do Instituto Superior Técnico, da Ordem dos Engenheiros e da Carta Portuguesa para a Diversidade.

Local: NewsMuseum, Rua Visconde de Monserrate, n.º26, 2710-591 Sintra