Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-08-31 às 0h01

Alojamento para estudantes do ensino superior aumenta 4% no início de setembro

Cerca de mais 600 novas camas já estão disponíveis em todo o país para os estudantes do ensino superior, representando um aumento de 4% face ao ano letivo anterior (Tabela 1). Um total de 15965 camas passam agora a ser disponibilizadas (eram 15370 no ano letivo 2017/2018).

Este reforço no alojamento para estudantes do ensino superior deve-se a um esforço conjunto desenvolvido no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) que envolve pousadas da juventude, infraestruturas militares, dioceses e misericórdias, entre outros parceiros. Entretanto, estão em curso várias outras ações realizadas pelas próprias instituições de ensino superior e as autarquias, entre outros atores públicos e privados, que serão oportunamente divulgadas.

Estas novas camas refletem um aumento inédito na oferta do alojamento para estudantes a preços regulados, designadamente de 19% no Porto e de 11% em Lisboa. Esta possibilidade de utilização de alojamento para estudantes do ensino superior vem permitir uma resposta imediata às necessidades de alojamento, enquanto decorrem obras de remodelação de imóveis públicos ao abrigo do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado, assim como outras iniciativas em curso pelas próprias instituições de ensino superior e pelas autarquias.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.