Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-05-13 às 10h35

Acelerador da Economia do Mar recebeu 87 inscrições de 29 países

Já encerraram as inscrições para o "Bluetech Accelerator Ports & Shipping 4.0", um ambicioso e inovador programa de aceleração de startups ligadas à Economia do Mar. O programa recebeu um total de 87 inscrições, de 29 países diferentes.

Portugal e os Estados Unidos são os países mais representados, com 13 startups cada, seguidos pela Índia, com 10, e pela Alemanha e Reino Unido, com 5 e 4, respetivamente. Estes números dizem muito do alcance internacional desta iniciativa, ao mesmo tempo que ajudam a projetar Portugal como país inovador na área da economia do Mar em vários mercados.

Se olharmos para o quadro de objetivos do Bluetech, reparamos que o espaço destinado à ‘Gestão de Desempenho de Carga e Frotas’ atraiu 38% das candidaturas, seguido do desafio ‘Sustentabilidade Ambiental’, com 33%. ‘Otimização de Processos em Terra’ mereceu 31%, o mesmo que o outro tema, centrado na ‘Conectividade de Navegação do Futuro’.

A fase de candidaturas arrancou a 4 de março e estendeu-se até ao dia 19 de abril. A fase de seleção, que envolve todos os parceiros, decorre agora, até ao dia 17 de maio, havendo lugar a um evento com o pitch das 40 melhores candidaturas inserido no ‘European Maritime Day’, em Lisboa. 

Mais tarde, decorrerá um bootcamp de 5 dias, que terá início dia 24 de Junho, com as startups selecionadas para entrar na fase de pilotagem a serem conhecidas dia 28 de junho. O fim do programa ocorrerá em outubro, que culmina com o ‘Demo Day’, onde as soluções encontradas e os resultados conhecidos serão apresentadas publicamente.

Leia o comunicado na íntegra
Áreas:
Mar