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Comunicados

2019-02-06 às 11h55

Abandono Escolar desce para o valor mais baixo de sempre

A taxa de Abandono Precoce da Educação e Formação desceu, alcançando em 2018 o mínimo histórico. Os números acabam de ser divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, colocando o abandono escolar nos 11,8%, o valor mais baixo de sempre (no ano passado foi de 12,6%).

O Ministério da Educação congratula-se com esta nova descida, uma vez que o abandono escolar constitui uma das grandes vulnerabilidades do sistema educativo português, com impactos profundos também ao nível do crescimento económico e da igualdade de oportunidades. 

Por isto mesmo, a sua redução foi definida pela atual equipa governativa como um dos principais objetivos para a atual legislatura. 

Estes resultados devem-se, em primeira instância, a todos os que trabalham diariamente nas escolas, comprometidos com o desígnio de construção de uma escola inclusiva, que garante acesso à educação e ao sucesso educativo.

Todavia, enquanto houver jovens que abandonam a escolaridade obrigatória, este trabalho não está concluído. Deste modo, o Ministério da Educação reforça a aposta em medidas, que tiveram início nesta legislatura, e que têm contribuído para esta diminuição:

- Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, com o envolvimento dos agrupamentos de escolas e autarquias, centrado no trabalho em sala de aula e na deteção precoce de dificuldades;

- Apoio Tutorial Específico, para os alunos em situação de insucesso e em risco de abandono, potenciando o desenvolvimento de competências sociais e emocionais;

- Construção de uma escola inclusiva, com medidas de apoio contextualizadas e adaptadas às necessidades específicas de cada um;

- Valorização de todas as vias e modalidades no ensino secundário, com reforço do ensino profissional e permeabilidade entre cursos e percursos;

- Autonomia e Flexibilidade das escolas, na prossecução das melhores estratégias para garantir as aprendizagens de todos os alunos;

- Apoio ao trabalho dos psicólogos escolares para melhoria dos instrumentos de orientação vocacional;

- Valorização da cidadania, da arte e da educação física enquanto instrumentos para a formação integral dos alunos.

Áreas:
Educação