Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-08-02 às 18h10

1350 bolsas de doutoramento atribuídas no concurso de 2019

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia divulgou ontem os resultados do Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2019, no âmbito do qual serão atribuídas 1.350 bolsas, de entre 3.333 candidaturas avaliadas. A taxa de aprovação global foi de 40,5%.

As bolsas deste concurso juntam-se às cerca de 250 bolsas atribuídas nos Programas de Doutoramento financiados pela FCT ainda em curso, bem como as bolsas atribuídas noutros âmbitos, como nos das parcerias internacionais ou de programas específicos, esperando-se atingir cerca de 1900 bolsas de Doutoramento a conceder até ao final de 2019.

O número de bolsas de doutoramento atribuídas anualmente pela FCT tem aumentado sistematicamente desde 2013, reconhecendo a importância da formação avançada no sistema científico nacional como fonte de capacitação, rejuvenescimento e dinamismo.

As bolsas agora atribuídas, em todas as áreas científicas, destinam-se ao desenvolvimento de planos de trabalho de investigação para a obtenção do grau académico de doutor, através de Programas de Doutoramento em Universidades portuguesas ou estrangeiras. A seleção dos candidatos teve em conta o mérito do candidato, o mérito do plano de trabalhos e o mérito da instituição de acolhimento e orientadores.

Os candidatos têm acesso aos comentários que justificam a classificação atribuída à sua candidatura e dispõem de até 10 dias úteis para, em sede de audiência prévia de interessados, apresentar eventuais argumentos junto do painel de avaliação.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.