Saltar para conteúdo

Notícias

2025-09-23 às 14h52

Vacinação contra a gripe e covid-19 arrancou esta terça-feira

Vacinação contra a gripe e covid-19 arrancou esta terça-feira
A campanha de vacinação contra a gripe e a COVID-19 2025-2026 arrancou hoje em unidades do SNS e farmácias, visando imunizar contra a gripe 2,5 milhões de pessoas e 1,5 milhões contra a covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Este ano, a vacinação gratuita contra a gripe estende-se a todas as crianças entre os seis e os 23 meses e a vacinação comparticipada às que têm entre os dois e os cinco anos. 
Adicionalmente, devem vacinar-se contra a gripe e COVID-19 os maiores de 60 anos, os doentes crónicos de todas as idades e os profissionais de saúde. André Peralta Santos, subdiretor-geral da Saúde, recordou a importância da imunização contra estes vírus que "continuam a causar doença grave, especialmente nos mais idosos".

Todos os utentes elegíveis para vacinação receberão uma mensagem SMS informativa, sensibilizando para o processo de vacinação. Os utentes com 85 ou mais anos ou com patologias de risco são agendados pelas unidades de saúde (por uma mensagem SMS ou por contacto telefónico), contudo também poderão ativamente agendar a vacinação com a sua unidade de saúde. Os restantes utentes (60 a 84 anos) poderão ativamente agendar a sua vacinação numa unidade de saúde do SNS ou através da plataforma de agendamento das farmácias portuguesas. 

O lema da campanha sazonal este ano é "Vacine-se e proteja os momentos mais importantes", uma vez que o inverno tem "momentos muito importantes" de festividades e, por isso, recomenda-se que as pessoas se vacinem, idealmente, até dia 15 de dezembro, como explica André Peralta Santos. A campanha prolonga-se, no entanto, durante o inverno.

A campanha de vacinação Sazonal outono-inverno 2025-2026 decorre entre 23 de setembro e 30 de abril de 2026 em unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde e farmácias comunitárias.

Saiba mais informações no portal do Serviço Nacional de Saúde.