Saltar para conteúdo

Notícias

2025-07-09 às 13h07

Sistema prisional com cobertura total de telefones fixos nas celas

Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, assinala conclusão da instalação de telefones fixos nas celas das 49 prisões, Leiria, 9julho 2025 (Emerson Coutinho/Stopmotion)
A Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, e o Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Gonçalo da Cunha Pires, visitaram o Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, assinalando a conclusão da instalação de telefones fixos nas celas em todos os estabelecimentos prisionais do país. 

A ocasião contou com a presença do Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Orlando Carvalho, e da Diretora do estabelecimento, Joana Patuleia. 

O programa incluiu a visita ao pavilhão onde foi equipada a última ala com telefones fixos, à escola do EP e a dois projetos em curso: o pavilhão do "Freedom Crickets", dedicado à criação de grilos, e o Pavilhão Mozart, onde decorrem diversas atividades artísticas e educativas, como o projeto "Ópera na Prisão".

Iniciado em 2019, o alargamento do sistema de comunicações às celas representou um passo importante na modernização do sistema prisional, permitindo aos reclusos manter contacto com as famílias em condições mais dignas e com maior frequência, fator essencial para o sucesso da reinserção social.

No total, foram instalados 9 062 telefones, sem custos para o Estado. 

Os equipamentos foram fornecidos pelas operadoras, sendo as chamadas suportadas pelos reclusos, com todas as garantias de controlo e segurança asseguradas pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. 

O contrato inclui ainda ações de formação em competências digitais e apoio a projetos de reinserção profissional nas áreas das tecnologias de informação.

Com esta cobertura integral, Portugal junta-se a países como a Bélgica, Dinamarca, França, Inglaterra e Irlanda do Norte, onde a adoção deste modelo tem demonstrado impactos positivos ao nível do bem-estar, da segurança e da preparação para a vida em liberdade.

No final da visita, três reclusos do curso de restauração do estabelecimento prepararam um porto de honra para celebrar o fim da campanha de instalação de telefones nas celas.