O Ministério da Agricultura e Mar, promove a Semana do Mar 2025, iniciativa com um programa que se estenderá entre 10 e 16 de novembro antecipando a celebração do Dia Nacional do Mar.
Esta iniciativa visa promover a identidade marítima de Portugal junto da sociedade, destacando o Mar Português como um recurso estratégico que importa conservar, conhecer, potenciar e defender.
Destaques da Agenda: Conhecimento e Inovação ao serviço do Mar
O programa, que será multissetorial e geograficamente diverso, envolve entidades da Administração Pública, Comunidades Escolar e Académica e diferentes domínios da Economia Azul.
Do programa destacam-se as seguintes ações, que contarão com a presença do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes e do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro:
- Economia Azul e Inovação (10 novembro, 10h30, Aveiro): A semana arranca com uma Conferência sobre Bioeconomia Azul na Universidade de Aveiro, sublinhando o valor do investimento em I&D nesta área. Evento aberto ao público.
- Economia Azul e Inovação (10 novembro, 15 horas, Aveiro): Sessão de convergência dedicada à Aquacultura que reunirá, no edifício ECOMARE, vários atores intervenientes neste domínio, nomeadamente, o Colab S2Aqua, a Associação Portuguesa dos Aquacultores, bem como entidades da administração pública, como a Agência Portuguesa para o Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. Evento organizado em articulação com o Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente. Participação apenas por convite.
- Soberania e Defesa (11 novembro, 14h35, Tróia): Em colaboração com a Marinha Portuguesa, será realizada uma visita à Zona Livre Tecnológica (ZLT) Infante D. Henrique, com foco na demonstração de projetos inovadores com aplicabilidade nas vertentes da vigilância, segurança e defesa do Mar Português. Participação apenas por convite.
- Sustentabilidade e Educação (12 novembro, 11h00, Tavira): Apresentação pública da campanha educativa "O Meu Atum", Escola D. Paio Peres Correia, em Tavira. Evento aberto ao público.
- Sustentabilidade e Educação (12 novembro, 14h30, Olhão): Visita guiada à Ria Formosa, focada na proteção e restauro das pradarias marinhas. O evento contará com a participação do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes. Participação apenas por convite.
- Literacia do Oceano e Capacitação Azul (13 novembro, 10h00, Oeiras): A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) acolhe um Dia Aberto, para mostrar a sua oferta académica, incluindo as valências nos domínios da segurança marítima e robótica, com o objetivo de promover o Mar como uma oportunidade profissional. Evento aberto ao público.
- Literacia do Oceano e Capacitação Azul (13 novembro, 15h30, Lisboa): A Direção-Geral de Política do Mar organiza a cerimónia de entrega do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas 2025, uma iniciativa que contará também com a apresentação de trabalhos desenvolvidos por Escolas Azuis das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Evento aberto ao público.
- Dados e Conhecimento do Meio Marinho Marinho (14 novembro, 9h30, Oeiras): A Direção-Geral de Política do Mar e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera promovem o seminário "A informação do meio marinho e a ciência ao serviço da sociedade". Este evento pretende reforçar a relevância dos dados e do conhecimento científico para a definição de políticas públicas mais eficazes e informadas, que promovam uma gestão sustentável dos recursos marinhos e costeiros, contribuindo para a construção de uma economia azul sustentável. Evento aberto ao público.
- Apoio à Pesca e Jovens Pescadores (15 de novembro, 10h00, Matosinhos): A Docapesca, em parceria com o Mar 2030 e a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, organiza o Congresso da Pequena Pesca, com o objetivo de promover um debate aberto e construtivo sobre os desafios e oportunidades do setor da pequena pesca, destacando-se ainda a abertura do novo Gabinete de Apoio ao Pescador. O evento contará com a participação do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes. Evento aberto ao público.
«O Mar é uma prioridade estratégica deste Governo e um desígnio nacional. Portugal tem no oceano uma fonte de conhecimento, inovação e prosperidade que devemos proteger e valorizar. A Semana do Mar 2025 é uma oportunidade para reafirmar este compromisso coletivo: conhecer melhor o nosso mar, investir nas potencialidades da Economia Azul, assegurar a sustentabilidade das comunidades costeiras e garantir a preservação dos recursos marinhos», afirma José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Mar.