Saltar para conteúdo

Notícias

2025-07-30 às 15h45

Saldo orçamental atinge excedente de 2 mil milhões no 1.º semestre do ano

Foi divulgada hoje a Síntese de Execução Orçamental relativa ao 1.º semestre de 2025. Entre janeiro e junho, as Administrações Públicas (AP) registaram, em contabilidade pública, um saldo positivo de 2 008 milhões de euros. 

Este desempenho é ainda mais significativo se considerarmos que, no mesmo período do ano passado, o saldo orçamental tinha sido negativo, com as contas públicas a verificarem um défice de 2 672 milhões de euros. 

A evolução alcançada no 1.º semestre deste ano, representa assim uma melhoria no saldo global de 4 680 milhões de euros, e é explicada, essencialmente, por uma variação positiva da receita (13,9%) superior àquela que ocorreu do lado despesa (4,8%). 

A execução orçamental hoje conhecida, mesmo em contabilidade pública, reforça a confiança do Executivo de que o país atingirá um excedente orçamental este ano, em contabilidade nacional, em torno dos 0,3% do PIB. E é mais uma prova do compromisso do Governo com a solidez das contas públicas portuguesas.

Destaque ainda para os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao crescimento da economia. No 2.º trimestre do ano, o PIB nacional registou um crescimento de 1,9% face ao período homólogo e uma variação de 0,6% em comparação com o trimestre anterior.

O desempenho económico agora alcançado vem robustecer a estratégia definida por este Governo, assim como a previsão de um crescimento do PIB em torno dos 2% para este ano.

Os resultados hoje conhecidos, quanto ao desempenho das contas públicas e quanto ao crescimento do PIB, comprovam que a trajetória económica e orçamental, definida pelo Executivo, está correta, em particular, quanto aos objetivos fixados para este ano: crescimento da economia, manutenção de um excedente orçamental e redução continuada da divida pública.