Saltar para conteúdo

Notícias

2025-08-12 às 20h40

Primeiro-Ministro inaugura 49 habitações em Faro

Primeiro-Ministro Luís Montenegro na entrega de casas a pescadores da Praia de Faro, 12 agosto 2025 (Mariana Branco)
Primeiro-Ministro Luís Montenegro na entrega de casas a pescadores da Praia de Faro, 12 agosto 2025 (Mariana Branco)
O Primeiro-Ministro Luís Montenegro inaugurou 49 casas em Faro, para realojar famílias de pescadores das zonas nascente e poente da praia de Faro, cujas habitações vão ser demolidas.

A construção destas habitações vai realojar, em regime de arrendamento apoiado pelo município, as famílias que manifestaram vontade de sair das casas situadas em zona de Domínio Público Marítimo.

Os 49 apartamentos, situados na freguesia do Montenegro, correspondem a 22 fogos de tipologia T1, 15 de tipologia T2 e 12 de tipologia T3.

A empreitada, financiada a 100% pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), tinha sido adjudicada em 2023 por um valor inicial de 5,3 milhões de euros tendo, no final, custado 6,4 milhões de euros.

Em janeiro, o Governo anunciou o investimento de um milhão de euros na renaturalização da península do Ancão, incluindo a demolição de 49 casas nos núcleos nascente (12 casas) e poente (37 casas) da praia de Faro.

De entre as 49 casas, 41 correspondem a agregados a realojar pelo município de Faro e oito a edificações que se encontram devolutas.

Existem, atualmente, 87 casas nos dois extremos da praia de Faro, prevendo-se que, com a demolição das 49 casas, permaneçam nestes núcleos 38 habitações e respetivos agregados familiares.

As demolições de casas nas zonas de domínio público marítimo na Ria Formosa são feitas ao abrigo do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura–Vila Real de Santo António.

O Primeiro-Ministro foi acompanhado pelos Ministros das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.