O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, destacou a participação cívica e política do antigo Ministro da Justiça Álvaro Laborinho Lúcio, falecido aos 83. "Ilustre jurista, antigo Ministro da Justiça e distinto escritor, foi exemplar na participação cívica e política e na dedicação à causa pública e ao nosso País", escreveu na rede social X.
O Primeiro-Ministro apresentou ainda à família e aos amigos de Laborinho Lúcio (1941-2025) "sentidas condolências e um profundo agradecimento".
Laborinho Lúcio foi membro de Governos de Cavaco Silva, tendo sido Secretário de Estado da Administração Judiciária do Ministro Fernando Nogueira e Ministro da Justiça entre 1990 e 1995. Foi ainda Ministro da República para os Açores, em 2003, nomeado pelo Presidente da República Jorge Sampaio.
Profissionalmente, foi Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Procurador-Geral-Adjunto da República, tendo desempenhado funções no Supremo Tribunal de Justiça, Procurador da República junto do Tribunal da Relação de Coimbra, inspetor do Ministério Público, diretor da Escola da Polícia Judiciária e do Centro de Estudos Judiciários.
Na Nazaré, de onde era natural, foi presidente da Assembleia Municipal.
Foi ainda membro da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa, nomeada pela Conferência Episcopal Portuguesa.
Foi igualmente escritor.