Saltar para conteúdo

Notícias

2025-09-23 às 12h41

Portugal regista excedente orçamental de 1% no primeiro semestre do ano

Portugal regista excedente orçamental de 1% no primeiro semestre do ano
O Instituto Nacional de Estatística (INE) acaba de divulgar as contas nacionais relativas ao primeiro semestre de 2025 e relativas ao ano de 2024.

No 1º semestre de 2025, o país registou um excedente orçamental, em contas nacionais, de 1% do PIB, mantendo assim o valor registado no período homólogo, que após revisão em alta do PIB de 2024, se fixou igualmente em 1% do PIB. 

A contínua manutenção do excedente orçamental, apesar da execução de medidas de alívio fiscal e revisão de carreiras da Administração Pública, é o resultado de uma política orçamental prudente e sólida que Portugal tem seguido, mantendo o Governo a perspetiva de um excedente orçamental este ano de 0,3% PIB. 

De destacar ainda que o crescimento real do PIB foi revisto em alta 0,2 pontos percentuais (p.p) para 2,1%. 

O INE reviu também o valor da dívida pública em 2024, que atingiu um valor de 93,6% do PIB. Recorde-se que em 2023 a dívida pública tinha sido de 96,9%, valores também agora revistos em baixa. Desta forma, Portugal reduziu a sua dívida pública em cerca de 3,3 pontos percentuais (p.p.) do PIB, em linha com o objetivo do Governo.

 Estes resultados, mérito da capacidade das famílias e das empresas, têm permitido um reforço da confiança na situação orçamental e financeira de Portugal, como as recentes subidas de rating da S&P e da Fitch o atestam. Contudo, é preciso não interromper este ciclo de equilíbrio orçamental e de redução da dívida pública, de forma que Portugal possa chegar ao fim da década com uma dívida pública abaixo dos 80% PIB, reforçando a confiança dos mercados e dos investidores no nosso país.