Saltar para conteúdo

Notícias

2025-11-07 às 19h00

Portugal reforça compromisso climático e cooperação com o Brasil

Portugal e Brasil na Cimeira do Clima, 7 novembro 2025, Brasil (André Crispim/Portal do Governo)

O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, participou na Cimeira do Clima, em Belém do Pará, onde apelou a ações concretas contra os efeitos das alterações climáticas já sentidos em Portugal e no mundo.

 

"Os últimos anos ilustraram, em muitos dos nossos países, os efeitos das alterações climáticas. Portugal tem sido disso um exemplo, com ondas de calor extremo e incêndios florestais a que se sucedem períodos de grandes chuvas", afirmou, defendendo uma resposta "coletiva, coordenada e sustentada".

 

Luís Montenegro reuniu-se também com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem referiu as alterações à Lei dos Estrangeiros "para garantir completa tranquilidade à comunidade brasileira que vive em Portugal". Sublinhou ainda que o Governo defende "uma imigração mais regrada e regulada, para ser também mais humanista e dar mais dignidade a quem escolhe Portugal para viver".

 

Durante o encontro, foi igualmente abordado o reforço do intercâmbio económico e industrial entre os dois países, em particular na área da defesa e da aviação, através da cooperação com a Embraer e a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal.

 

A Cimeira do Clima, convocada pelo Presidente do Brasil, reúne em Belém delegações de 143 países e antecede a 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30), que se realizará em novembro de 2025.