O navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa, NRP Sines, está a caminho de Cabo Verde, para prestar assistência humanitária à população afetada pelas cheias, nas ilhas de São Vicente e Santo Antão. A operação está a ser coordenada pelo Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).
O NRP Sines esteve em Cabo Verde no início de Agosto, no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, com o objetivo de realizar missões de fiscalização marítima, face à insegurança no Golfo da Guiné.
Aproveitando as capacidades operacionais e a localização do navio, foi-lhe atribuída a missão de apoiar Cabo Verde e prestar assistência humanitária à população afetada pelas recentes intempéries, a partir de 15 de Agosto.
O navio é comandado pelo Capitão-tenente Vítor Manuel Silva Santos e conta com uma guarnição de 44 militares, à qual se juntam 12 elementos especializados, entre eles fuzileiros, mergulhadores, um destacamento de sistemas não tripulados, um médico naval e um oficial de relações internacionais, sendo 12 Oficiais, 12 Sargentos e 32 Praças.
As operações estão a ser acompanhadas pelo Presidente da República e pelo Governo, nomeadamente através do Ministério da Defesa Nacional e Ministério dos Negócios Estrangeiros.